THE TRAVELLERS S/A


Lago de Como

Também conhecido como Lario, fica a 40 minutos de Milão, quase na fronteira com a Suíça.

Em termos geográficos foi um lago de origem glacial, bastante extenso, c/ área de 146 km², o 3º maior da Itália, depois do Lago de Garda e do Maggiore.

É um destino romântico, charmoso, agradável e tranqüilo.

O Lago Como é alimentado em grande parte pelo Rio Adda, que deságua no lago, em Lecco.

Para quem está de carro, há uma estrada cênica que segue por vilas e jardins, denominada Strada Regina. 

BELLAGIO

Bellagio é considerada a vila mais bonita, mas Como tem a maior infra-estrutura turística, tem a cara de cidade. Pode-se visitar Bellagio a partir de Como, através de uma das linhas do ferry e conhecer-se o famoso resort do mesmo nome. É mesmo uma das cidades mais bonitas da Itália e visitada por reis e nobres, como o Rei Leopold I, dá Bélgica, que lá adquiriu, no Século 18, a Villa Guilia. Outros nobres da época seguiram o caminho e construíram sofisticadas villas, como a Villa Melzi, do Duque Francesco Melzi d’Eril, ou a Villa Serbolleni,da família Rockefeller (vale a pena conhecer, hotel/restaurante). Ruas estreitas, escadas de grandes degraus, arcadas bordadas, jardins onipresentes fazem daí um lugar idílico e a bela basílica de Saint-Jacques, construida entre 1075 e 1125.

VARENNA

Varenna é menor q Bellagio e também bastante bonita. O destaque da vila é o Castello de Vezio ou simplesmente relaxar na beira do lago. A cidade é muito charmosa que há um tempo atrás vivia da pesca. O Castello di Vezio fica no topo das ruinas (tel. 0341-831-000) 20 minutos de caminhada subindo o morro graduativamente. A principal razão desta visita são as maravilhosas vistas do lago, as vilas e de fundo as montanhas. Maio a Junho o castelo abre diariamente 10am a 6pm.

Varenna Tourist Information Office fica na Piazza San Giorgio. Site (www.varennaitaly.com)

VILLA MONASTERO

Os jardins da Villa Monastero (tel. 0341-830-129) tem um acesso fácil, na parte sul da cidade junto Via 4 Novembre. Você pode chegar seguindo as series passeado pelo lado do lago até a Cidade velha. Esta vila e os jardins que se elevam pelo lago já foram um monastério - até que foi desfeito no fim do Século 17 quando as freiras da residências começaram a influenciar. Villa Cipressi (tel. 0341-830-113).  

Os 2 jardins estão abertos de Mar a Out: Villa Monastero 10 a 19 e Villa Cipressi 9 a 15.

MENAGGIO

Esta cidade de veraneio abraça o lado ocidental do lago, a caminho de Bellagiona sua peninsula e Varenna a uma pequna distancia. Os caminhantes devem parar no tourist office na Piazza Garibaldi 8 (tel.0344-32-924; www.menaggio.com), aberto de 2ª a Domingo 9am ate meio dia e 3 até 6pm. A equipe muito prestativa disribui um folheto, Hiking in the Area around Menaggio, com as descrições de mais de uma duzia de andadas, com mapas e instruções de quais onibus para pegar as trilhas certas. O ponto de onibus da cidade fica na Piazza Garibaldi (Sun on Via Mazzini); os tickets são vendidos no Bar Centrale ou na banca na Via Calvi na praça.

VILLA CARLOTTA

A maior atração mais perto fica a 2.5km no sul da cidade: A Villa Carlotta (tel. 0344-40-405) é a mais famosa vila do lago e começou em 1643 pelo Marquis Giorgio Clerici, que fez sua fortuna fornecendo uniformes a tropa de Napoleão; ele passou muito tempo com sua vila neoclássica e jardins. Após uma sucessão de donos, inclusive da realeza Prussian que gastou seus fundos e atenção nos jardins, a vila é hoje cuidada pelo governo Italiano. É cheia de pinturas românticas, estátuas de Canova e suas imitações, e moveis do império, mas a atração principal são os jardins, com azaléias, orquídeas, árvores de banana, cactos, palmeiras e florestas de samambaia em todas as direções. A balsa mais perto e a Cadenabbia, ao norte dos jardins. Aberto Abril a Set de 9am a 6pm.


Bellagio