THE TRAVELLERS S/A


Alemanha

Localizada no centro da Europa, a República Federal da Alemanha faz fronteira com nove países: Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria, República Tcheca e Polônia. O perímetro total de suas fronteiras é de 3.758 km, e entre os países da União Européia, somente a França e a Espanha têm extensão territorial maior.

Graças à sua posição central, o país é um eixo de comunicação não apenas entre Leste e Oeste, mas também entre o norte da Europa e os países do Mediterrâneo.

Segundo país mais populoso da Europa, a Alemanha tem uma população caracterizada pelo aumento percentual de idosos em relação ao de jovens, em função do aumento da expectativa de vida e do baixo índice de natalidade. 

Religião: Berço do Protestantismo e de forte tradição católica, a Alemanha sofre forte influência das igrejas em sua vida social e política. 

Na Alemanha predominam as cidades de porte médio: o país possui cerca de 80 grandes cidades (com mais de 100 mil habitantes), das quais apenas 14 excedem os 500 mil habitantes. Característica é a distribuição descentralizada das metrópoles, ou seja, ao longo dos extremos geográficos da Alemanha. Os maiores complexos urbanos são formados pela região da capital e a dos rios Reno e Ruhr. As cinco maiores metrópoles alemãs são, segundo dados de 2007: Berlim (3,41 milhões de habitantes), Hamburgo (1,77 milhão), Munique (1,35 milhão), Colônia (991 mil) e Frankfurt do Meno (667 mil).

Tal como o Brasil, a Alemanha tem três poderes constitucionais: Executivo, Legislativo e Judiciário, mas o sistema político alemão é bem diferente do brasileiro. O presidente tem poderes mais simbólicos, embora seja chefe de Estado e o chanceler federal é o chefe de governo e os estados possuem grande autonomia.        

A vida cultural na Alemanha sempre foi riquíssima. Na música, na literatura, nas artes plásticas, na filosofia: nomes alemães sempre estiveram entre os maiores expoentes mundiais de todos os setores culturais.