THE TRAVELLERS S/A


Heidelberg

Pequena e encantadora localidade que aparenta ainda viver no século 17, está situada às margens do rio Neckar, ao longo de num vale coberto por generosa vegetação, e a primeira impressão que se tem é de completa harmonia entre natureza e arquitetura. Os prédios, ruas, pontes e todo o conjunto parecem perfeitamente integrados ao meio ambiente, transformando num prazer a exploração de cada recanto. Desde 1300 esta cidade é considerada a origem da ciência e da cultura germânicas, além de ser considerada também como a cidade mais romântica do pais.

Devido à sua posição estratégica, Heidelberg foi ao longo dos séculos diversas vezes atingida por conflitos, disputas políticas e religiosas, principalmente entre França e Alemanha e a cidade chegou ao ponto de ser totalmente destruída. Como grande parte de suas construções eram de madeira, quase nada restou dos prédios autênticos da época. O único que sobreviveu às guerras religiosas foi o prédio do Hotel Ritter, situado num dos pontos mais nobres da cidade, quase em frente à Catedral. Já na Segunda Guerra Mundial, ao contrário de tantas outras cidades alemãs, a cidade foi poupada da destruição, conta-se que, como alguns generais aliados haviam estudado na cidade, e considerando sua grande importância histórica, foi decidido que Heidelberg deveria ser poupada da destruição, mesmo que para isso fosse necessário não revidar com força total aos ataques nazistas.

Heidelberg é um lugar muito associado à lembrança de Goethe, o grande poeta e escritor alemão, que  adorava Heidelberg e passou grande parte de sua vida por entre estas ruas. Mas Heidelberg é muito mais do que simplesmente um atrativo turístico e histórico. A cidade ainda mantém acesa a tradição de importante centro educacional. Aqui estão diversas faculdades de filosofia, medicina e matemática e por isso este é um lugar onde muitos jovens são encontrados em cada rua. 

O principal ponto de comércio da cidade é uma rua de pedestres, que atravessa a cidade velha de uma ponta a outra. Lá existem muitas lojinhas, restaurantes e bares e é um bom lugar para fazer uma refeição típica, ou comer uma deliciosa apfelstrudel. Indo para outro lado e atravessando a ponte que cruza o rio Neckar fica um dos passeios mais bonitos de Heidelberg, passando pelo bosque na encosta do morro, e de onde se vê toda a cidade antiga.