THE TRAVELLERS S/A


Helsinque

Senaatintori - Praça do Senado***

Situado na parte antiga da cidade, trata-se de uma grande praça cercada por prédios elegantes no puro estilo neoclássico, como a branca catedral Luterana datada de 1852, Tuomiokirkko*. Do ouro lado a praça é cercada por outros prédios importantes como o Conselho de Estado (1822), a Universidade (1832) e a Biblioteca Central. No centro da praça há uma estátua do Czar Alexandre II.

Kauppatori - Praça do Mercado**

Muita colorida com suas bancas de flores e frutas, criam uma atmosfera agradável e colorida. Lá há também bancas de peixes, sanduíches, temperos, pratos típicos, casacos de lã, roupas, curiosidades, lembranças, souvenirs etc.

Em frente ao mar fica a Presidentinlinna (Residência Presidencial desde 1919) a Suprema Corte e a Prefeitura.

Avenida Mannerheimintie

Principal via comercial da cidade leva o centro da cidade. É o endereço de alguns dos principais hotéis, restaurantes, lanchonetes e diversos estabelecimentos comercias, com destaque para a loja de departamentos Stockmann, a maior de Helsinque. 

Avenida Aleksanterinkatu

Segunda principal via comercial da cidade, com elegantes lojas, relojoarias, cafés etc.

Avenida Pohjoisesplanadi

Situada em frente a um simpático jardim, com cafés com mesas na calçada.

Esplanadi**

Larga avenida/parque, com lojas elegantes que liga o neoclássico aos bairros modernos. Ao norte fica o museu de Arte Nacional, o Ateneum.

Toutatieasema**

Principal estação de trem, estilo Art Nouveau. Fica na Rua Mannerheimintie.

Finlandiatalo – Concert Hall ** Construída à beira da Baia de Töölöm

Eduskuntatalo* – Parlamento desde 1931, fica na Av. Mannerheimintie

Olympiastadion* - Estádio Olímpico construído para os jogos de 1940, mas foi utilizado somente em 1952.

Catedral Ortodoxa Russa – Uspenskin Katedrali*

Fica no final da Aleksanterinkatu, a menos de 1km da praça do Senado. Foi erguida, com tijolos vermelhos, no topo de uma colina em frente ao porto. Projetado por Aleksei Gornostayev, russo de São Petersburgo, e concluída no final do séc. 19. Seu exterior é no estilo bizantino com 13 cúpulas douradas representando Cristo e os Apóstolos e se destaca da arquitetura típica dos prédios a sua volta. Seu interior é opulento com paredes cobertas de ícones ortodoxos. Nota-se a semelhança de estilo das catedrais de São Petersburgo, compreensível, já que até 1919 a Finlândia pertencia a este país.

Temppeliaukion Kirkko**

Uma das principais atrações turísticas da cidade. Seu nome significa Igreja na rocha, e de fato foi construída dentro de uma sólida rocha de granito, em 1969. O interior desta igreja circular dá a impressão de estar dentro de uma cratera.

Museu Nacional – Kansallismuseo**

Com interessantes exposições a respeito da vida na Finlândia, deste os tempos históricos até a época atual. Entre as exposições estão armas, roupas típicas e objetos diversos das antigas civilizações.

Ateneum - Galeria Nacional ou Museum of Fine Arts**

Trabalhos de renomados finlandeses, com obras de 1700 até a década de 1960, incluindo trabalhos de Gallenkallela e Edelfest.

Na coleção internacional há obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Munch.

Fortaleza Suomenlinna** 

É uma das maiores fortalezas marítimas do mundo, situada numa ilha próxima de Helsinque, esta guarnição militar com 250 anos de idade foi erguida quando o país ainda era controlado pela Suécia, em 1748, numa tentativa de proteger a região do expansionismo russo. Diversas embarcações zarpam da praça do mercado e levam os visitantes até lá, numa jornada de apenas 15 min. Acesso: Ferry boat, na Kauppatori.

Além do setor militar há prédios históricos que formam o conjunto, entre os quais diversos museus, parques, praia, restaurantes e até uma cervejaria própria. Desde 1991 Suomenlinna faz parte da lista de Patrimônios Universais da Unesco.

Seurasaari**

Museu ao ar livre representando o interior da Finlândia, fica nos arredores de Helsink. Construído aos moldes do Skansen de Estocolmo, o local tem residências, igrejas, estábulos, escolas e diversas outras construções do país, reproduzindo sua arquitetura original. São 86 prédios reproduzindo a vida numa comunidade típica do interior durante os séculos 18 e 19.