THE TRAVELLERS S/A


Istambul

Istambul é a maior cidade da Turquia e a quinta maior do mundo é uma cidade situada em 2 continentes. Parte fica na Europa e parte na Ásia. Tem o Estreito de Bósforo faz a divisão entre os continentes onde encontrará cafés e restaurantes e casas antigas. Pegue um dos barcos que saem dos portos de Kabatas ou Eminonu, atravesse o Estreito de Bósforo, e vá dar uma voltinha logo ali na Ásia, onde fica Uskudar, o principal bairro asiático de Istambul.

Pontos em destaque: A Torre de Leandro (Kiz Kulesi), Mesquita do Semsi Pasa, Mesquita dos Azulejos (Cinili Camii) e estação de trens Haydarpasa, a maior da cidade, Fortaleza Hizar e a Universidade. A cidade é grande, e para ir de um bairro à outro existem várias linhas de ônibus e barcos. Nem sempre é fácil entender as rotas e destinos.

Mesquita Azul A principal da cidade. P/ entrar nelas é necessário tirar os sapatos. Geralmente são distribuídos na entrada sacos plásticos p/ colocar nos pés, e sacolas p/ levar os sapatos, q devem ser devolvidas na saída. Mulheres devem evitar roupas decotadas ou ombros de fora. P/ aquelas que estejam vestidas assim são distribuídos xales para colocar nas costas. Tb é usual cobrir a cabeça c/ um lenço, em sinal de respeito à fé muçulmana. No interior da mesquita, há um local delimitando a área de orações apenas à quem realmente deseja rezar.O silêncio é recomendável. Mulheres muçulmanas fazem suas orações separadas dos homens, num setor situado nos fundos da mesquita. Localizada na praça de Sultan Ahmet. A mesquita foi construída em 1609 em honra do Sultão Ahmet cuja riqueza foi acusada de tentar superar o esplendor de Meca.
Bairro de Sultanhamet Bairro antigo da parte velha de Istambul. Patrimonio Mundial da Unesco.
Santa Sofia *1000 É o monumento mais célebre de Istambul. Antiga igreja depois virou mesquita, hj é um grande museu. Ver o Moisaico da Representação de Cristo sobre a porta maior. A terceira porta imperial.Maior legado Bizâncio. End: Aya Sofya Meydani, Sultanahmet.
Cisterna Basilica Construída por Justiniano secVI,um lugar perfeito p/passar meia hr, especialmente no verão, suas profundidades cavernosas mantem um frescor agradável.
Grande Bazar existe há séculos é imperdível. Um labirinto s/ fim, q + parece cenário de filme das arábias. Encontra-se de tudo. Tapetes aos milhares, jóias de ouro e prata, artesanato, alimentos, temperos,  perfumes, roupas, cerâmicas, souvenirs de todo tipo, narguilés de todos os tamanhos, etc. Atenção: Nunca pague direto o q o vendedor pedir, ofereça apenas metade. Pechinchar faz parte da tradição local e ninguém se ofende c/ isto. Muito pelo contrário, a ofensa está em aceitar o 1º preço oferecido pelo comerciante, o q pode ser interpretado como desprezo pelo produto.
Bazar de Especiarias O mercado foi construído da década de 1660. Chamavam de mercado egípcio por quer as mercadorías vinham do Cairo. Além de especiarías, frutos, panos e sabontetes de azeite de oliva também tem frutas secas. Visitar a tenda 41 que tem loções.
Palácio Topkapi  Localizado na entrada do Bósforo - apresenta um trono em ouro, um diamante com 84 quilates etc. palácio transformado em museu, onde é possível viajar pela história da Turquia, Europa e Ásia, além de poder ver a mão e um pedaço do crânio de João Batista, quem batizou Jesus Cristo; Visitar o harem
Museu Arqueológico Merece ser visitado. O museu de se divide em: Museu Arqueologico, M.u do Antigo Oriente e M. de Ceramica c/ numerosos objetos. 
Palácio Dolmabahçe Escadaria de cristal (imperdível)
Torre de Gálata Na parta moderna da cidade está a torre do ano 528, c/ 61 metros de altura e a mais bela vista p/ o poente em Istambul - até o centro comercial + contemporâneo (recomendável ver o por do sol daqui)
Museu Kariye * 1000  O Museu ocupa o que originalmente foi a Igreja do Santo Salvador (séc 5), fica na periferia oeste de Istambul. Uma visita pouco conhecida deixa o visitante pasmo.O museu guarda deslumbrantes mosaicos e afrescos do séc 14 que retratam cenas biclicas de adão a vida de cristo, bem como uma das maiores e mais importantes pinturas bizantinas do mundo. Fica ao lado do portão de EDIRNE – cidade VELHA (aberto de quarta a segunda)
Mesquita de Solimão I *1000 Maior e considerada mais bela mesquita de Istambul.  (mais antiga e ainda mais majestosa que a famosa Mesquita Azul) Com sua silhueta destacando-se n alto de um morro, tornou-se um marco da cidade, o que era precisamente o objetivo de seu contrutor, Solimao I, o mais rico e poderoso dos sultões otomanos, mandou erguer o monumento para si e ali foi sepultado, junto c/ sua esposa favorita (uma russa chamada Roxelana) apenas 9 anos depois da conclusão se sua obra. Fica na Hesapçesme Caddesi, Beyazit. 
Kapali Çarsi – Bazar Coberto 4000 lojas, pequenos cafés e restaurantes, cercado por um muro com 11 portões de acesso. Erguido por ordem de Mehmet, o Conquistador em 1450, o bazar um dos maiores e mais antigos mercador cobertos do mundo. Respire fundo e mergulhe no labirinto de vielas onde os comerciantes vendem de tudo.
Museu de Mosaicos  com mosaicos que pertenciam ao grande palácio Bizantino datado do século IV-V D.C
Sinagoga de Neve Shalom considerada a mais bonita e importante de Istambul; nela se realizam as cerimónias mais importantes.
PERA PALAS *1000  Hotel Centenário, q transpira historia e nostalgia, onde recomenda-se uma parada para tomar um café ou um drink no bar.Construído em 1892, p/ receber os visitantes do Expresso Oriente e teve famosos personagens entre seus hospedes. O hotel é muito caro p/ ficar hospedado, vale a pena conhecer.