THE TRAVELLERS S/A


Bamberg

 A cidade é 2 Estrelas Michelin (vale o desvio) e indicada pelo livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer...

A cidade é uma das grandes atrações turísticas da região, seja pela sua beleza, pela sua história, ou pela cerveja que é produzida lá. A cidade é conhecida como a Veneza da Baviera, em função dos canais que cortam a cidade. A sua parte histórica ainda conserva um ar medieval, tanto a cidade foi declarada como patrimônio histórico mundial pela UNESCO.

 

Patrimônio cultural da humanidade que fica na Baviera (Franken), Bamberg está situada entre sete colinas e justamente reconhecida como uma das mais belas pequenas cidades de toda a Europa. Com sua rica história ligada ao fato de ter sido capital do Sacro Império Romano-Germânico sob o reinado de Henrique II e guarda tesouros arquitetônicos de diferentes períodos. Mas não deixa de ser vibrante e fazer a alegria de seus visitantes. Apelidada de “éden dos amantes da cerveja”, a cidade tem 9 cervejarias e produz mais de 30 variedades da bebida e uma delas (a escura Rauchbier) foi criada em 1536. Quando se trata desse assunto nem Munique fica a sua frente.

 

A cidade de Bamberg tem vários pontos turísticos, não só pelo fato da Cidade Histórica de Bamberg ter sido reconhecida pela UNESCO como patrimônio histórico, mas também porque a cidade conseguiu preservar seu caráter medieval ao longo do tempo. Um dia de visita é o suficiente para tirar boas fotos e conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Domplatz – Praça da Catedral – ampla praça ilustra de modo quase didático a evolução arquitetônica do local, do romântico para o gótico, do renascentista para o barroco.

Kaiserdom – Catedral - Catedral Imperial de Bamberg, com a sepultura do papa Clemente II e a sepultura do imperador Henrique I e sua esposa (feita por Tilman Riemenschneider de 1499 a 1513).  A grande catedral da cidade possui quatro torres erguida durante o reinado de Henrique II que serviu de palco para sua coroação em 1012 é uma prova viva da época de prosperidade que a cidade viveu como poderoso centro eclesiástico, alem de ser conhecida por sua rebuscada decoração interna e por suas esculturas.

Pontos altos: Bamberg Reiter – no pilar noroeste do coro de São Jorge fica a estatua eqüestre do “Cavaleiro de Bamberg”, que data de 1225/30, o cavaleiro representado ainda é um enigma. Altar Mariano de Veit StoB e Túmulo de Henrique II e Kunigunde, um lindo sarcófago do casal imperial foi elaborado por Timan Riemenschneider e concluído em 1513.

Altes Ratahus – Velha Prefeitura/Câmara Municipal Antiga - (1386), maravilhosamente pitoresca a velha prefeitura deve ser uma das construções do seu gênero mais fotografadas da Europa, com detalhes de madeira aparente e muitos afrescos, ela foi construída em sua própria ilhota no rio Regnitz.

A ponte inferior (Untere Brücke), em estilo barroco, oferece vista magnífica da ponte superior (Obere Brücke) e da bela prefeitura.

Palácio Geyerswörth - antiga residência episcopal. O Palácio do Bispo em estilo barroco data de 1763 e  na graciosa Domstrasse há outras construções eclesiáticas.

Residência Antiga da Corte (Alte Hofhaltung)  - Foi residência da corte entre o século 16 e 17. Atualmente abriga um museu. Fica a oeste da Domplatz

Residência Nova (Neue Residenz) Datado do século 17. Possui ambientes de bela decoração e a Sala do Imperador, foi feita em 1695/1704 e abriga um acervo de antigos mestres alemães.

Um dos lugares que vale a pena visitar é o Jardim das Rosas no interior do Neuen Residenz, de onde dá pra ver, além de um belo jardim de rosas na primavera, o mosteiro de St. Michael, que fica num dos pontos mais altos da cidade, no alto do Michaelsberg.

Pequena Veneza (Klein-Venedig) - antigo bairro de pescadores de Bamberg ao longo do rio Regnitz. Há belas casas enfeitadas com gerânios e muitos visitantes procuram o local para apreciar um bom copo de Rauchbier, uma cerveja com sabor defumado e apreciar uma bela vista.

Castelo de Altenburg (1109), antiga residência episcopal de 1305 a 1553

Grünermarkt – Situa-se no centro da cidade com casas históricas perto da Mazimilianplatz. Não deixe de ver a linda igreja barroca de São Marinho, erguida entre 1686/91.


Essa é uma cidade que tem que se passear a pé, pois de carro é bem complicado. Andar de bicicleta também não é uma boa idéia, pois existem algumas subidas e descidas que podem cansar muito.

 

Bamberg fica a 60km ao norte de Nürnberg e a 238km a noroeste de Munique

Bamberg localiza-se ao norte da Bavária, a aproximadamente 2 ½ horas distante de Munique ou de Frankfurt, de trem, e a 30 minutos do aeroporto de Nurenberg.
Graças à sua localização central, existem trens quase que de hora em hora para Bamberg, partindo de Frankfurt ou Munique. Em suma, chegar em Bamberg é fácil e confortável, quer seja de
avião, trem ou de carro.

 

De carro: Bamberg pode ser facilmente alcançada, pelo sul (auto-estradas A9/A73), pelo oeste (auto-estradas A3/A70/B505), e pelo norte e leste (rodovias A9 e A7/A70):