THE TRAVELLERS S/A


Suécia - Estocolmo

Construída num grupo de ilhas ligadas por pontes, cercada por água de todos os lados a capital da Suécia é um lugar capaz de despertar paixões à primeira vista, a cidade é cheia de campos, parques, lagos, prédios históricos etc. Caminhar em Estocolmo é cruzar uma sucessão infindável de pontes e canais. Praticamente toda arquitetura da cidade é de arquitetura clássica e elegante e conjuga prédios históricos perfeitamente conservados, à cultura, como centros de artes, museus e galerias, mas tem também um forte lado cosmopolita. Romântica, bonita, moderna e vibrante. Em 1998 foi eleita a Capital Cultural da Eua.
Moeda: COROA SUECA ou melhor KRONA (no plural kronor) e seu símbolo é SEK.
Metro: tunnelbana, possui 9 linhas ligando toda a cidade.
Brinde: "skål" (significa saúde ou cheers e é pronunciado skohl)

 

Gamla Stan - Cidade velha***

Esta parte da cidade está localizada numa ilha logo ao sul do palácio real, e pode ser considerada como a genuína Estocolmo. Na verdade são três ilhas, chamadas Stadsholmen, Riddarholmen e Helgeandsholmen com construções lindas.

São estreitas ruas, pequenos prédios do século 17, pintados com cores alegres,  becos, monumentos, fontes antigas e todo um conjunto arquitetônico capaz de criar uma atmosfera única. Tudo está perfeitamente conservado, e a vontade que se tem ao andar por aqui é ficar perambulando por horas, conhecendo cada rua e cada construção. Em Gamla Stan há dezenas de restaurantes, lojinhas, galerias de artes, lojas de souvenirs, presentes, jóias etc.

 

Avenida Klarabergsgatan conduz à principal área comercial da cidade.

Av. Drottninggatan – Rua de Pedestres

Ideal ponto de referencia para turistas, a rua cruza a praça Sergel Torg (o coração de Estocolmo) e segue rumo sul até a cidade antiga. Nesta região situam-se Åhléns City, maior loja de departamentos da cidade, e Sturegallerian. Toda esta região é um paraíso para turistas a procura de produtos típicos, lembranças ou curiosidades.

 

Praça Stortorget

Principal praça da cidade velha com prédios do século 18 em estilo Rococó, onde fica a antiga Böshuset ou Börsen (Bolsa de Valores), que atualmente abriga a Academia Real – Nobelmuseet.

 

Praça Sergels Torg

É o coração de Estocolmo, consiste numa área rebaixada, bastante movimentada, e há um setor coberto onde tem um shopping e restaurantes. Todo conjunto é cercado por prédios e ruas comerciais, inclusive a movimentada rua de pedestres Drottninggatan. Ligando  a rua de pedestres à área rebaixada há uma escadaria que geralmente serve de ponto de reunião para jovens, inclusive darks e punks de caráter fotográfico.

 

Stadshuset – Prefeitura**

É o prédio mais famoso da cidade, situada a uma curta caminhada da estação central, fica no norte da cidade antiga (Norrmalm). Sua construção foi iniciada em 1911, seguindo um projeto de Ragnar Östberg e completada em 1923, é um exemplo do estilo romântico nacional. Entre os meses de maio a setembro é possível subir em sua torre, o melhor ponto de observação de Estocolmo. Para chegar ao topo da torre há um elevador e + alguns degraus, e vale a pena conferir, você terá uma bela vista da cidade e de Riddarjfjärden.

Não deixe de apreciar também o Salão Dourado, decorado com mosaicos e vitrais primorosos, e apreciar o belo pátio interno, ornamentado com arcadas de frente para o canal. Contém mais de 8 millhões de bricks e 19 milhões de mosaicos.

 

Kaknästornet - Torre de televisão (vista)

Outro ponto ótimo para ver a cidade de cima e para boas fotos, fica situada a leste do centro, em Ladugårdsgärdet. Mais do que uma simples torre, ela se tornou um centro turístico importante, com restaurante no 28º andar, loja de souvenirs e um belo parque a seus pés. Acesso: ônibus 69, pegar na praça Sergels Torg, no centro.

 

Drottningholms Slott - Palácio***

Fica no lado oeste da cidade, a uma hora de barco. É uma construção do século 17 desenhada por Tessin the Elder e acabada por seu filho. É a casa da família real desde 1981 e onde fica também o Teatro da Corte (1766) que mantém seu interior intacto e funciona com o mesmo maquinário de palco de antigamente. Não perca ainda a monumental escadaria e os jardins (jardim francês e jardim inglês)

 

Kungliga Slottet - Palácio real **

Principal palácio do país situado numa ilhota (Estocolmo é formada por diversas ilhas interligadas), entre o centro e a cidade antiga, o palácio foi construído no mesmo lugar do castelo Kronor, que pegou fogo em 1697. O palácio de Kungliga Slottet foi desenhado por Nicodemus Tessin, the Younger e construído entre 1690 e 1704, com 608 aposentos. Um palácio austero sem domos ou grandes torres, mas inspira certo respeito e fica regiamente erguido em frente à água. O palácio tem quatro facadas, o oeste do rei, o leste da rainha, o sul da nação e o norte da realeza em geral.

A família real sueca não mora neste palácio, mas sim no Drottningholm, este é usado apenas para recepções oficiais e abriga museus. Localização: Gamla Stan.

Troca da guarda: Acontece, durante o verão, diariamente às 12 horas com desfile começando na praça Sergels Torg e seguindo pelas ruas Hamngatan, Kungsträdgårdsgatan, Strömgatan, Gustav Adolfs Torg, Norrbro, Skeppsbron e Slottsbacken.

 

Igreja: Riddarholmskyrkan (Riddarholm Church)*

Perto do Palácio Real, fica na pequena ilha de Riddarholmen. É um mosteiro e uma bela igreja medieval com o espiral em direção ao céu. Datados de 1270 é a 2ª construção mais antiga da cidade e o lugar de enterro dos reis suecos por mais de 400 anos.

 

Igreja: Storkyrkan*

Catedral que fica na cidade velha, magnífica com uma escultura do século 15 de São Jorge e o Dragão.

 

Riksdagshuset - Parlamento Sueco e seu Museu

No subterrâneo do Parlamento há um museu com as ruínas descobertas durante a construção de um estacionamento; Museu Medeltidsmuseet**

 

Syenska Akademien

Prédio amarelo que fica na cidade velha, instituição encarregada, desde 1901, de escolher o prêmio nobel de literatura.

O prêmio Nobel tem esse nome em homenagem ao cientista e inventor, Alfred Nobel, nascido em Estocolmo, que em 1895, decidiu criar um troféu para incentivar as ciências, as artes, e a paz em todo o mundo.

 

Svea Hovrät - Swedish Hight Court (fechado ao público, mas o lugar é bonito de fora)

 

Bairro Slussen

Bairro residencial com ruas tranqüilas igrejas seculares, praças com bancos ocupados com velhinhos jogando damas e elegantes hotéis, bons restaurantes e bares animados.

 

Parque: Rosendals Trädgården

Ótimo local para passar a tarde se o tempo estiver agradável. Muitas pessoas vão ao café no jardim para deliciarem tortas ou saladas e você pode escolher suas flores e pagar por peso por estas.

 

Parque: Kungstrådgården

Era a horta do rei e hoje é um elegante parque com entretenimentos como o xadrez.

 

Parque: Djurgården

Originalmente o lugar de caça dos reis hoje é um vasto parque que atrai amantes de piquinique, pessoas que andam a calavo e todos que gostam de curtir áreas abertas considerada uma das áreas mais divertidas e de recreação da cidade. É uma ilha onde ficam três museus, o Skansen, Vasamuseet e o Nordiska Museet.

 

Operan

Opera House, quase mais famosa pelos bares e restaurantes do que por suas performances, ocupa a fonte entre o Gustav Adolfs Torg e Karl XII’s Torg (parte de Kungsträgarden) um pouco à frente na Södra Blaisieholmshamn, barcos turísticos ficam acorrentados, passando em frente ao Grand Hotel visite o Museu Nacional. Cruzando a ponte de pedestres chegará à ilha de Skeppsholmen e à de Kastellholmen.

  

Ilha de Skeppsholmen: Ilha onde ficam os seguintes museus: Östasiatiska Museet, (coleção de arte budista), Moderna Museet(Museu de Arte Moderna) que fica no mesmo complexo do Arkitekturmuseet (Museu de Arquitetura) e um museu de design, o Svensk Form (mais a sudoeste).

Ilha de Kastellholmen: Adjacente à ilha de Skeppsholmen, é um bom lugar para um passeio, com vista para o píer e para as luzes do parque Djurgården.

 

Museu: Vasamuseet***

Museu especialmente construído para abrigar o navio Vasa, um ponto alto a ser visitado seja pelo senso histórico ou pela sua originalidade.

O imenso navio foi construído por ordem do rei sueco Gustavus Adolphus em 1628 e afundou no porto de Estocolmo logo após sua viagem inaugural e por 330 anos permaneceu no fundo das águas. Apenas em 1961 foi feito uma expedição para resgatá-lo e agora podemos apreciar a maestria dos engenheiros navais suecos do século 17. Junto a estes estão diversos objetos intactos de seus tripulantes, alem de moedas, ferramentas e esculturas, há impressionantes reconstituições computadorizadas da aparência das pessoas que estavam a bordo no dia do naufrágio do navio.

Localização: Galärvarvsvägen, na ilha de Djurgärden. Acesso: Pegue um ônibus na praga Sergels Torf, linhas 44, 47 e 69 ou em um dos barcos que partem do cais de Nybroplan, em frente ao prédio do Dramatiska Teatern.

Museu: Nordiska Museet**

Museu que retrata o aspecto cultural e histórico da Suécia, particularmente interessante é a seção devotada aos “the LappsLocalização: Perto do Vasamuseet.

Museu Skansen**

Primeiro museu a céu aberto do mundo, fundado em 1891, possui um zoológico, parque infantil e cidade do interior. Seu objetivo é mostrar como as pessoas viviam ao longo dos séculos. Há cerca de 150 prédios históricos autênticos, trazidos de todas as regiões do país, sendo a maior parte dos séculos 18 e 19. São casas, galpões, estábulos, igrejas, todos de madeira.

Dica The Travellers S/A: Visitar este museu apenas se já tiver visto os outros pontos altos da cidade...

Acesso: Ônibus 47 (do centro). Fica perto do Vasamuseet, uns 20 min. de caminhada.

 

Museu: Statens Historiska Musset - Museu Sueco de História

Principal museu da cidade tem exposições contando toda história do país, desde a pré-história até nossos dias, sendo que um de seus pontos altos é a sala dedicada aos Vikings, onde podemos conhecer aspectos diferentes sobre sua cultura e civilização.

 

Museu: Nationalmuseum (Museu Nacional) ** 

Fica no norte da cidade velha (Norrmalm) é o mais importante de finas artes da Suécia. A coleção de pinturas e esculturas com ênfase para as artes suecas e nórdicas. Destaque também para os trabalhos de Rembrandt e o departamento de desenho e gravura com uma impressionante coleção, quase completa, de Edouard Manet.

 


Walking Tour na Cidade Velha     

→ Este passeio leva cerca de 3 horas (sem contar o tempo que desejar passar dentro de algum museu)

Comece na fonte na ponta do parque Kungsträdgården, que é um dos lugares mais bonitos da cidade, e então ande da Strömsbron para o magnífico Palácio Real, Kungliga Slottet. Suba a rua Slottsbacken e à sua direita você verá o obelisco, construído pelo Rei Gustav III em honra ao povo de Estocolmo e ao final desta rua fica a catedral gótica do século 15, Storkyrkan (entrada é do outro lado, pela Trångsund).

Seguindo a Källargränd do obelisco ou pela Trångsund, do Storkyrkan, chegaremos a uma pequena praça chamada Stortorget, com uma atmosfera maravilhosa e magníficas casas comerciais antigas, entre elas a Böshuset ou Börsen (Bolsa de Valores) que atualmente abriga o Nobelmuseet. Este é o centro da velha cidade.

Passe pelos muitos prédios antigos da Svartmangatan, incluindo a Igreja Germânica Tyska Kyrkan, e continuando nesta rua vire a direita na Tyska Stallplan para Prästgatan e à esquerda você verá o Mårten Trotzigs Gränd, uma alameda de escadas que leva morro abaixo ao Järntorget. Daqui pegue a Västerlånggatan, cruzando para o norte de Gamla Stan, passando por lojas, galerias, e lojas de souvenirs no caminho.

Vire na Storkykobrinben para ver o prédio do governo, chamado Riddarhuset (House of Nobles), em estilo barroco do século 17. Uma pequena caminhada te leva do Riddarholmsbron para o Riddarhomen (Island of Knights) onde fica o mosteiro-igreja Riddarholmskyrkan* e também o palácio do séc. 17 que abriga o Svea Hovrät.

Retornando pela Riddarholmsbron volte pela Myntgatan sentido ao Kungliga Slottet (Palácio Real), e vire a esquerda no Stallbron e cruze a ponte, passando então pelo redecorado Riksdagshuset (Parlamento Sueco) na Helgeandsholmen (Holy Ghost Island). Outra pequena ponte te levara de volta a rua de pedestre, Drottninggatan, vire a esquerda na Fredsgatan e ande até alcançar o Museu Medelhavsmuseet, à esquerda, pouco antes de Gustav Adolfs Torg. Ali na praça fica o Dansmuseet (museu de dança)