THE TRAVELLERS S/A


Edfu

Templo de Hórus – Importante local sagrado para os antigos egípcios, pois segundo um mito foi aqui que o deus falcão Hórus travou uma batalha com seu tio Seth, que havia assassinado cruelmente o pai de Hórus, Osíris.

O Templo de Horus ficou soterrado sobre areia e sedimentos por quase 2 mil anos e é o maior e mais bem preservado templo ptolomaico do Egito. Sua construção começou com Ptolomeu III, Evérgeta, em 236 a.C. e o complexo do templo principal levou 25 para ser terminado. Contudo a construção continuou a te o tempo de Ptolomeu XII Neos Dionisus (80/51 a.C.) O templo imita projetos faraônicos muito antigos. O primeiro pilono imponente, com 36m de altura, é tipicamente decorado com cenas de Ptolomeu XII derrotando os inimigos diante de Horus e Hathor. As paredes da escadaria tem lindas pinturas com cenas do festival do Ano Novo, um festival celebrado nos templos de todo o Egito. No primeiro dia do ano em cada templo uma procissão de sacerdotes carregava a estatua do deus do templo até o telhado para ser revitalizada pelo sol.

Diversas capelas com ótimos relevos circundam o santuário, uma das quais contem uma miniatura da barca sagrada de Horus.