THE TRAVELLERS S/A


Saqqara

 

Nome de um sítio arqueológico do Egito, que funcionou como necrópole da antiga cidade de Mênfis. Situa-se a cerca de trinta quilómetros a sul da moderna cidade do Cairo, apresentando uma área com mais de 6km  de comprimento e 1,5km de largura. No local encontram-se estruturas funerárias de um período que se estende desde 3000 a.C. até 950 d.C.

Saqqara é conhecida por nela se encontrar o complexo funerário de Djoser, rei da III dinastia egípcia, com a sua conhecida pirâmide em degraus – A Pirâmide Escalonada - datada de cerca de 2630 a.C., embora esta estrutura não seja verdadeiramente uma pirâmide. O arquitecto do rei, Imhotep, levantou no local uma mastaba quadrangular, sobre a qual se ergueram, numa primeira fase, três andares e depois, mais dois. A estrutura acabou assim por apresentar seis "degraus", atingindo cerca de 60m de altura.

A mastaba apresentava o poço funerário habitual cavado no centro. Ao lado deste jazigo encontram-se outros aposentos funerários destinados aos familiares do rei, cujas paredes estão cobertas por placas azuis.

O complexo inclui também um pátio ao ar livre, onde se celebrava a festa Sed, através da qual se pretendia renovar a força vital do soberano graças à realização de uma série de rituais.

Ao norte do pátio estão dois edíficios que representam o Alto e Baixo Egito. Também na zona norte se encontra o serdab, nome árabe que designa uma pequena capela funerária onde se colocava uma estátua do defunto. Ali foi encontrada uma estátua do rei que se encontra hoje no Museu Egípcio do Cairo. O complexo encontra-se rodeado por uma muralha com 10m de altura, que apresenta 14 portas falsas e uma verdadeira.

 

Em Saqqara também se encontra o complexo funerário de Sekhemkhet, o sucessor de Djoser. Situado a sudoeste do complexo de Djoser, este complexo não chegou a ser concluído devido à morte prematura do rei. O núcleo central era uma pirâmide com sete degraus, estando o complexo cercado por uma muralha. Debaixo da câmara funerária (onde se encontrou um sarcófago, mas sem um corpo dentro) existiam também galerias. As semelhanças deste complexo com o do rei Djoser leva alguns investigadores a considerar que ele pode também ter sido concebido por Imhotep.

 

 

Antiga Cidade de Mênfis e o Colosso de Ramsés II

 

A antiga Cidade de Mênfis   foi a antiga capital do Egipto, suas ruínas estão localizadas ao sul do delta do Nilo, a cerca de 25km do Cairo. Acredita-se que a cidade tenha sido fundada com o nome de Anbu-hedj ("muros brancos"). Mênfis tornou-se importante centro político e religioso, com um complexo arquitetônico em que se destacavam o palácio real e o grande templo do deus local, Ptah.

Lá está a Grande Estátua de Ramsés II, com 13 metros de comprimento e um peso de 120 toneladas, assim como a Esfingie em alabastro datadas da 19ª Dinastia.

 

 

 

 

Dica The Travellers S/A:

Visite esses dois monumentos em um dia, pois ficam perto um do outro.