THE TRAVELLERS S/A


Cairo Islamico

O Cairo Islâmico é antiga cidade islâmica da capital egípcia, da era Medieval. Entre a área urbana moderna do Cairo encontra-se uma das cidades islâmicas mais velhas do mundo, com as suas famosas mesquitas e fontes. Fundado no século X, transformou-se no novo centro do mundo islâmico, alcançando sua idade dourada no século XIV.

Uma lenta caminhada em meio a esse irresistível microcosmo medieval, que deve ser a maior densidade populacional do Oriente Médio, equivale a uma fantástica jornada pelo Cairo de 6 ou 7 séculos atrás.

Esse antigo bairro desorienta os sentidos, desconcerta e confunde. Nesse verdadeiro pandemônio uma estranha combinação de pobreza intensa e um dos mais baixos índices de criminalidade do mundo, encontra-se a lendária hospitalidade do povo egípcio. Enquanto isso, galinhas, cavalos e ovelhas caminham pelas ruas estreitas e esburacadas, além de congestionadas por homens que coletam o lixo em carros puxados a burro, vendedores ambulantes e pessoas que levam suas vidas como sempre levaram. A poeira e o entulho misturam-se á empalidecida grandiosidade arquitetônica de uma cidade que já foi um centro intelectual e cultural do mundo árabe.

Há um numero amendrontador de lugares a visitar, são 800 monumentos , entre esses encontra-se a mesquita Al-Azhar, fundada em 970, é considerada a universidade mais antiga do mundo. Entre os monumentos destacam-se também a Mesquita Ibn Tulun, que é uma das maiores do mundo, o Mausoléu de Imam ash-Shafi’i, o maior túmulo islâmico do Egito, onde um dos santos islâmicos mais importantes foi enterrado, e a Cidadela, uma fortaleza medieval que foi o centro do poder egípcio durante 700 anos, com três mesquitas principais e grande quantidade de museus.

Inicie o passeio na base da Cidadela de Midan Salah al-Din (Praça Saladino) e conheça primeiramente a extraordinária Cidadela.

 

Cidadela de Saladino

A fortaleza de Salah al-Din, do século 12. O seu fundador conhecido pelos cristãos como Saladino, foi um nobre inimigo dos cruzados. Instalado numa íngreme colina, esse bastião intensmante fortificado proporciona uma incompável vista da cidade do Cairo, com milhares de minaretes e seus limites urbanos que se estendem cada vez mais.  

Mesquita de Ibn Tulun - Datada do sec. 9 é o mais sagrado e reverenciado lugar de culto da cidade, é notável por sua grande dimensão e extrema simplicidade.

Mesquita Mohammed Ali Foi construída dentro da cidadela pelo famoso regente egípcio Mohammed Ali entre 1830 e 1848, e aqui está o seu túmulo é também conhecida como a grande mesqutia de alabastro.

Mesquita de An-Nasir Mohammed

 

Bazar Khan el-Khalili

Um caravançará (estalagem pública que hospeda gratuitamente caravanas que viagam por regiões desérticas) do séc. 14 no velho Cairo e hoje o maior mercado ao ao livre da África. Só pelo seu tamanho já deixa qualquer um de queixo caído. Barulhento, maravilhoso, caótico e impregnado do cheiro de especiarias, incenso e couro, Khan el-Khalili é um dos maiores bazares do mundo, uma cidade enclausurada dentro da cidade, confusa e em expansão, que começou com um caravançará em 1832. É um lugar onde as pessoas correm atrás do seu dinheiro, do seu tempo e o que você tiver enquanto te oferecem um chá de menta. Esteja ou não fazendo compras contorne as pequenas tendas e oficinas dos caminhos mais movimentados (hoje predominantemente turísticos) e penetre no desnorteante labirinto de ruelas onde ainda vende-se galabias (túnicas) de algodão, barretes, shishas (narguilés). Esse é o lugar para praticar a técnica da pechincha, mas não espere vencer comerciantes com milhares de anos de experiência. Lá é possível encontrar de tudo, há minibazares com artigos especializados como tapetes, tecidos, perfumes e cosméticos.

Aberto 24 horas desde 1752 o El Fishawy ainda é o mais famoso café e casa de chá do Khan. Nesse cenário de Europa do séc. 19 com espelhos dourados, bronze batido e mesas com tampo de mármore, você pode dar umas baforadas no narguilé, ouvir a sorte, observar as pessoas e pedir um café, considerado o melhor da cidade, servido em pequenas canecas de bronze.

Onde: Fica no coração do Cairo, perto de Midan Hussein (Praça Hussein), Sharia el-Muizz e Saria el-Muski (fica a poucos pasos de Midan Hussein).

 

 

Outros lugares para conhecer

Museu de Arte Islâmica Mais abrangente do gênero no Egito, inclui obras que datam do sec. 7 ao 19.

Complexo de Qualawun el-Nasir Complexo ricamente ornamentado estão a madrassa (escola islâmica) e mausoléus. Construído por 3 importantes sultões mamelucos é considerada uma obra prima do pródigo estilo arquitetônico desses governantes.

Coptic Cairo - Fortaleza construida para esconder os cristaos dos Romanos , Igrejas Catolicas e Sinagoga Ben Ezra).