THE TRAVELLERS S/A


Ottawa

 

É a capital do Canadá e sua quarta maior cidade. Está localizada na porção leste da província de Ontário, na fronteira com a província de Quebec, às margens do Rio Ottawa, uma importante via fluvial que forma a fronteira entre Ontário e Quebec.

Ottawa é uma cidade bonita mas pacata, que não oferece tantos atrativos turísticos como suas vizinhas mais badaladas. É um lugar para ser visitado como complemento de um passeio àquela região do Canadá, e não um destino turístico principal.  Mas nem por isso deve ser esquecida.

Ottawa tornou-se capital do Canadá graças à briga entre Toronto e Montreal. As duas mais importantes cidades do país desejavam o título de capital, mas não chegavam a um acordo. Numa decisão salomônica, a rainha Victoria da Inglaterra resolveu o assunto estabelecendo que a capital não seria nem uma nem outra e sim a pequena Ottawa, situada entre as duas. O ano era 1857 e o Canadá ainda era possessão inglesa. A partir daquele ano e até hoje, Ottawa une e ao mesmo tempo divide dois lados bastante diferentes de um mesmo país: Acima o território de Quebec, de colonização francesa e abaixo as terras de Ontario, onde os ingleses se estabeleceram.

Tudo em Ottawa gira em torno do prédio do parlamento, cujo ponto mais visível é sua torre, nitidamente inspirada no Big Ben de Londres.

 

 

 

Parlamento - O prédio do parlamento é o principal marco da cidade. Assim como em Londres, durante os meses de verão (entre junho e agosto) também aqui há cerimônias diárias com os guardas da rainha, vestindo suas tradicionais fardas vermelhas. O conjunto de prédios que formam o parlamento inclui a House of Commons, Hall of Honor e o Senado Canadense, Se você quiser conhecer o local por dentro, há diversos tours diários, percorrendo todos os prédios. Durante o verão outro passeio popular é passear de barco pelo rio Ottawa, com direito à refeição a bordo. Os bilhetes podem ser comprados na Confederation Square. Já durante o inverno, este mesmo rio se transforma na principal pista de patinação de Ottawa. além da Peace Tower.

By Ward Market  - Um local interessante para se visitar na região central de Ottawa, considerado o mais antigo mercado de produtos típicos do Canadá, onde estão diversas lojinhas e restaurantes acolhedores.

Canadian Museum of Civilization -  conta a história do Canadá desde o tempo dos Vikings - sim, eles estiveram aqui séculos antes de Colombo - até nossos dias. 

Igreja Notre Dame Basilica - mais antiga igreja da cidade, repleta de estátuas de personalidades históricas. 

O trecho formado pelas Rideau Street e Laurier Avenue é a principal área comercial da cidade, e concentra a maior parte do movimento urbano. Ottawa não tem muitos prédios altos, e sua arquitetura é harmônica e agradável aos olhos. É uma cidade com diversos parques e jardins, entrecortados pelo canal Rideau. Este curso artificial de água, inaugurado em 1832, conecta as cidades de Ottawa a Kingstom através de vários rios e lagos, e seu sistema de eclusas e comportas é até hoje admirado. Ainda hoje o canal permanece aberto à navegação, e ostenta orgulhosamente o título de mais antigo sistema de canais em operação contínua das Américas. 

hotel Fairmont Chateau Laurier, muito famoso e o restaurante situado em seu terraço tem fama de servir algumas das melhores refeições de Ottawa, acompanhadas de uma vista deslumbrante.

War Memorial - um dos pontos presentes em todos os roteiros turísticos pela cidade. Este monumento, construído num dos locais mais nobres de Ottawa foi erigido em homenagem aos mortos da primeira guerra mundial, sendo que mais tarde passou a ser dedicado a todos os Canadenses que pereceram em todas as guerras.