THE TRAVELLERS S/A


Montreal

 

Montreal é a maior cidade da província canadense de Quebec, a segunda mais populosa do Canadá, e também a segunda mais populosa cidade francófona do mundo. É também uma região administrativa do Quebec. Situa-se na ilha homônima do Rio São Lourenço, sendo um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte. Montreal é um dos centros culturais mais importantes do país, sediando vários eventos nacionais e internacionais.

Montreal foi uma das primeiras cidades do Canadá, tendo sido fundada em 1642. Montreal, desde então, foi até a década de 1960 o principal polo financeiro e industrial do Canadá, bem como a maior cidade do país. Considerada até então a capital econômica do Canadá, Montreal também era considerada uma das cidades mais importantes do mundo. Porém, durante a década de 1970, a anglófona Toronto tomou o posto de capital financeira e industrial do país.

 

Montreal é o terceiro maior pólo turístico do Canadá, atrás de Vancouver e Toronto, mas apesar de ser grande é fácil de ser explorada. A parte mais vibrante da cidade fica entre o Mont-Royal e o rio, com ruas que formam um xadrez muito bem organizado. O Boulevard Saint Laurent, também conhecido como The Main divide a cidade entre leste e oeste.

Vieux Montreal – Cidade antiga, que foi revalorizada na década de 60, os edifícios do sec. 18 foram renovados e tornaram-se restaurantes, bistrôs e butiques da moda, especialmente nas ruas Notre Dame e St. Paul

Basilique Notre-Dame – uma das igrejas mais lindas da América do Norte, esta é a obra-prima católica da cidde. Data de 1829 e tem o interior colorido e ricamente decorado. Os destaques são o retábulo do altar (centro da nave tem um azul profundo, sob um céu de estrelas douradas) e o Púlpito (construção rebuscada de Philippe Hebert, os profetas Ezequiel e Jeremisas figuram na base.

Château Ramezay – Antes sede da câmara municipal de Montreal, este edifício do sec. 18 hoje homenageia os moradores da província, com seu ótimo museu de ferramentas e artefatos antigos.

Vieux Port – foi um dos mais importantes portos no sec. 19. Seus 12,5km de calçadão a beira d’água e o gramado se fundem harmoniosamente nas encantadoras ruas da Vieux-Montreal, dando ao bairro antigo uma enorme vista do rio.o porto tem um animado clima de lazer.

Musée d’Art Contemporain – aberto em 1964 voltado exclusivamente para arte contemporânea. Os pontos altos são as obras de Pierre Granche e Richard Long.

Musée de Beaux Arts – maior e mais antiga coleção da província de Quebec está nos 2 prédios, em em frente para o outro, em estilos completamente diferentes. As obras em destaque são o Homem da Casa de Leiva de El Greco e Retrato de uma Jovem, de Rembrant.

Parc Mont-Royal – pequena elevação esverdeada que ocupa o centro da cidade com apenas 234m de altitude, refugio para os moradores que querem sair do ritmo urbano da cidade e podem apreciar a cidade do alto.

Olympic Park – construído para os jogos olímpicos de 1976 exibe uma serie de prédios futuristas. Os destaques são o Biodome, recriação das zonas climáticas, é impressionante: a úmida floresta tropical e um hábitat polar entre outros. O Olympic Stadium e a Montreal Tower, com 175m de altura é a maior torre inclinada do mundo. Um bondinho leva ao amplo deck de observação, a viagem não dura nem 2 minutos.

Rue Sherbrooke – Antiga rua principal da cidade e das mais elegantes, um pouco dessa elegância sobreviveu a modernização, pois é onde esta a loja de departamentos mais chique da cidade Holt Renfrew e o Ritz-Carlton Hotel