THE TRAVELLERS S/A


Pequim (Beijing)

Pequim, chamada pelos chineses de Beijing, é a capital da República Popular da China. Localiza-se na região norte da China e possui uma população de aproximadamente 10 milhões e meio de habitantes.

Entre os anos de 1421 e 1911, Pequim foi a capital do Império Chinês. A cidade foi ocupada, de 1937 a 1945 (durante a Segunda Guerra Mundial) pelos japoneses.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Cidade Proibida, construída entre os anos de 1406 e 1420.
Outros pontos turísticos da cidade: Templo do Céu (templo taoísta construído em 1420), Praça da Paz Celestial (Praça Tiananmen) e a Igreja Xishiku.

Podemos destacar como principais atividades econômicas da cidade: o turismo (presença de diversos pontos culturais e históricos), indústria, serviços, construção civil e comércio. As principais indústrias atuam nas áreas de produção de tecidos, aparelhos eletrônicos, lubrificantes e gêneros alimentícios. A atividade artesanal também é importante na cidade, destacando-se a produção de objetos de cerâmica e tapetes. 

Em função do crescimento desordenado e do alto índice de crescimento populacional nas últimas décadas, a cidade de Pequim enfrenta diversos problemas, típicos das grandes metrópoles: 
- congestionamentos no trânsito 
- alto índice de poluição do ar (um dos piores do mundo)
- desemprego, principalmente dos migrantes de outras regiões do país 
- destruição do patrimônio histórico

No ano de 2008, a cidade de Pequim foi sede das Olimpíadas.