THE TRAVELLERS S/A


Puerto Varas

Puerto Varas, com apenas 38.000 habitantes, o maior centro turístico do lago. Também conhecida como a "Cidade das Rosas. Possui charmosas construções, um cassino, inúmeras agências e ótima rede hoteleira. Excursões recomendadas a partir da cidade são: Vulcão Osorno, Parque Nacional Vicente Perez, Rosalez (Saltos del Petrohue), Laguna Verde, Lago Todos Los Santos (Esmeralda), Ralun e Cochamo.

Puerto Varas tem cara de casa de boneca do enviado especial da Folha de S.Paulo ao Chile. Pequenina, simpática, repleta de construções de madeira que lembram casas de boneca, herança da colonização alemã, reconhecida como monumento nacional. Assim é a charmosa Puerto Varas, quase grudada a Puerto Montt, mas muito mais fácil e agradável de ser explorada.

Puerto Varas é ideal para quem pretende desbravar o entorno do lago Llanquihue e o parque nacional Vicente Pérez Rosales (o primeiro criado no Chile) onde está o lago Todos os Santos, de água verde-esmeralda, rodeado de mata nativa, a exuberância do vulcão Osorno e o salto de Petrohué. No rio do mesmo nome, os mais aventureiros podem praticar rafting e canoagem.

Reserve no mínimo dois dias para desbravar essa região. Se a grana estiver curta para encarar um hotel, há opções até 75% mais em conta em casas de família. O impossível é ficar parado. Pare no balneário de Frutillar e nas cidades de Ensenada e Llanquihue, todas localizadas também à beira do lago. É uma boa oportunidade para conhecer de perto a influência da colonização alemã, que ocorreu a partir do século 19. É bem provável o visitante se deparar com igrejinhas e casas no estilo clássico e neogótico entre uma curva e outra.

Não se preocupe. Mesmo em meio a uma estrada de cascalho, sinalização é o que não falta. Se por acaso você se perder, não se intimide em bater na porta de uma das inúmeras fazendas da região atrás de informação.