THE TRAVELLERS S/A


Maalula

Ma'loula que significa “andar alto”. A cidade está localizada a 56 km a nordeste de Damasco e a 190 km de Palmira,   é construída na montanha acidentada a uma altitude de mais de 1500 metros, próxima a Bakh’a e Jubb’adin é o único local onde uma derivação do aramaico ocidental ainda é falado.

A distância e as características geológicas só ajudou a longevidade deste oásis há mais de um mil e quinhentos anos. Mas com as modernas estradas e meio de transporte, além da televisão está tornando acessível a língua árabe. Religiosamente, a população é constituída por cristãos e muçulmanos.

Há dois importantes mosteiros em Maallula: Mar Sarkis e Mar Taqla.

O mosteiro de Mar Sarkis foi construído no século 4 sobre as ruínas de um templo pagão, que no modelo de martyries, que têm uma aparência simples. Foi nomeado após St. Sarkis (St. Sergius) m soldado romano que foi executado por suas crenças cristãs. Este mosteiro ainda mantém seu caráter solene, histórico.

Mosteiro Taqla contém os restos mortais de São Taqla (Tecla)  filha de um dos príncipes selêucida, e discípulo de São Paulo. Segundo a lenda, no século 1 d.C., St. Taqla estava sendo perseguido por soldados de seu pai para capturá-la por causa de sua fé cristã. Ela veio em cima de uma montanha, e depois de rezar, a montanha foi divida e abriu deixando-a escapar. A cidade recebe o nome desta lacuna ou entrada na montanha. No entanto, existem muitas variações desta história entre os moradores de Maalula .

Há também os restos de inúmeros mosteiros, conventos, igrejas, templos e santuários. Há alguns que se encontram em ruínas, enquanto outros continuam a lutar, desafiando a idade. Muitos peregrinos vêm a Maalula, tanto muçulmanos como cristãos, a fim de serem abençoados e para fazer oferendas.