THE TRAVELLERS S/A


Roma

Roma é a capital da Itália e sede da comuna e da província com o mesmo nome, na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar. Roma espalha-se pelas margens rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colina

Segundo o mito romano, a cidade foi fundada a cerca de 753 a.C. por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são atualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se o centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana, Império Romano) e, mais tarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana.

No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália.

 


Coliseu – Símbolo de Roma também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Originalmente capaz de albergar perto de 50.000 pessoas, e com 48m. de altura, era usado para vários espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre 8 a 10 anos a ser construído.

O Coliseu de Roma foi construido entre 70 e 90d.C e foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.

Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitectura. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e foi eleita umas das "Sete maravilhas do mundo moderno".

Fontana de Trevi – Não muito longe do Fórum Romano é a maior (cerca de 26m de altura e 20m de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. Foi projetada por Nicolo Salvi e a ponte barroca mostre Netuno de pé numa carruagem puxada por dois corcéis alados. A fonte sempre está repleta de turistas, mas não deixe de jogar uma moeda na fonte e fazer um desejo e dizem que quem joga uma moeda volta a Roma...

 

Forum de Trajano e Mercados - Construido para comemorar a conquista de Dacia (Romênia) Destaque para a bela Coluna de Trajano

Fórum de Cesar ou Fórum Imperial – Primeiro Forum Imperial de Roma construido por Cesar para aliviar o Forum Romano

Fórum Romano - principal centro comercial da Roma Imperial. Centro cerimonial durante o Império ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Um caminho de procissão, a Via Sacra, cruza-o ligando-o com o Coliseu Atraçoes principais: Basilica Aemilia, Plutei de Trajano, Arco de Setimo Severo (arco do triunfo dedicado em 203 d.C. pelo Senado ao imperador Septímio Severo e aos seus dois filhos), Templo de Saturno (edificado nos primeiros anos da era republicana, s entre 501 a.C. e 498 a.C.,sofrendo inúmeros restauros até finais do século IV, ali ficava o cofre do tesouro romano), Tempo de Castor e Pólux, Templo de Vesta (do séc. II a.C. é o mais antigo templo romando em em mármore hoje existente) e Casa das Virgens Vestais (lar das jovens sarcedotisas que guardavam o fogo Sagrado do Templo de Vesta) e por fim a Basílica de Constantino ou Basílica de de Magêncio (Foi iniciada por Magêncio, concluída por Constantino I, foi a uma das últimas basílicas civis construídas no Fórum Romano. As ruínas desta basílica ainda podem ser apreciadas. Constantino deu proseguimento à construição após a vitória sobre Magêncio na Batalha da Ponte Mílvio em 312. Como outros edifícios similares, era destinada para atividades comerciais e administrativas). No final do Fórum Romano está a Praça do Campidoglio, onde fica a prefeitura de Roma.

Pantheon – O Panteão em portuges, também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, atualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído, em 27 a.C. por Marcos Agripa, se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século 7I, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.

Scalinata di Spagna – Projetada por Francesco de Sanctis e construído entre 1723 e 1725, esses largos degraus ascendem em 3 majestosas fileiras desde a Piazza di Spagna ate a igreja francesa Trinità dei Monti, um dos monumentos mais marcantes da cidade e um ótim lucar para assistir o por do sol com vista para as sete colinas de Roma.

Via Condotti – esta rua e as próximas a esta oferecem opções de lojas sofisticaas e uma passarela ideal para uma passeggiata (passeio a pé) no final da tarde, uma área de pedestres. Ali fica o mais famoso café de Roma o Caffè Greco, estabelecimento mais do que centenário que já acolheu figuras celebras como Casanova e Goethe.

 

 

Bocca della Veritá – Coloque a mão na boca da verdade,segundo a lenda se alguém puser a mã ali e contar uma mentira será mordido pela boca. Onde: Piazza della Bocca della Veritá (fica um pouco longe do centro, vá de ônibus)

Basílica de Santa Maria Maggiore – uma das 4 grandes basílicas de Roma, construída no século 5, foi restaurada e ampliada entre os séculos 12 e18. Seus magníficos mosaicos do século 5 estão entre os mais antigos e belos da cidade. Dizem que seu teto do século 15 foi folheado com os primeiros carregamentos de ouro do Novo Mundo Onde: Piazza di Santa Maria Maggiore.

Campo de' Fiori – Campo ou Mercado das Flores - uma praça no centro de Roma, ao leste do rio Tibre. A praça também confere o nome ao bairro daquele local.

Todos os dias, exceto aos domingos, lá ocorre um dos maiores mercados de Roma. No meio da praça há uma estátua, erigida em 1881, em homenagem ao filósofo Giordano Bruno, queimado vivo naquele local em 17 de fevereiro de 1600 pela igreja católica na condição de herege, por ter afirmado, assim como Galileu Galilei, que a Terra é que girava em torno do Sol (e não o contrário, como apoiado pela igreja).  Curiosidade: esta é a única praça em Roma na qual não há pelo menos uma igreja

Bairro Trastevere –muito gostoso, principalmente para conhecer a noite, vá jantar por lá.