THE TRAVELLERS S/A


Florença

 

Florença ou Firenze é um município italiano, capital da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 356.118 habitantes.

Há quem diga que Florença é uma cidade com tantos trabalhos de arte, deixados por tantos gênios da arquitetura, pintura e escultura, que é impossível conhecê-la e não chorar de emoção. Exageros à parte, o certo é que em poucos lugares do mundo estão reunidas tantas obras, trabalhos, esculturas, pinturas, afrescos, executadas por alguns dos maiores gênios que a humanidade já conheceu. Por um capricho dos céus, diversos deles passaram por esta cidade, durante um mesmo período da história, e nos deixaram um legado imortal, um exemplo do melhor que a humanidade pode produzir. Algo que em nossos dias, mais do que nunca, deve servir de exemplo e inspiração.

Florença, ou Firenze, como dizem os Italianos, é banhada pelo rio Arno. Num dos mirantes mais bonitos da cidade, a Piazzale Michelangelo, de onde pode-se apreciar toda beleza deste lugar. Cruzando o rio na direção do centro, passe na Galeria Uffizi e outro ponto imperdível é a Igreja Santa Croce.Passear em Florença é mais ou menos como percorrer um museu ao ar livre, com uma obra prima em cada esquina.

David de Michelangelo - Galleria dell"Accademia - Símbolo de Florença ocupa um ponto de honra no prédio do Museo dell’Accademia, fundado em 1784 por Leopoldo de Lorena. Há alguns anos um louco avançou sobre esta obra com um martelo e antes de ser detido conseguiu danificar partes da estátua. Felizmente uma equipe de estudiosos conseguiu fazer um trabalho perfeito de recomposição.  Pouco adiante, ao lado da igreja Santa Croce está a Casa Buonarroti, que pertenceu a Michelangelo, e onde são guardadas reproduções de outros de seus trabalhos.

Galeria UffiziGalleria degli Uffizi - Museu que você não pode deixar de ir, lá estão grandes exemplos de arte Fiorentina, como O Nascimento de Vênus (de Botticelli), Vênus de Urbino (Ticiano) e a Sagrada Família (Michelangelo).  

Florença tem três construções que podem ser consideradas como símbolos da cidade, e que aparecem na foto à esquerda: Duomo, Campanile e Battistero, criações do genial arquiteto Brunelleschi.

Catedral de Florença ou Basilicia de Santa Maria del Fiore é mais conhecida como Duomo. Revestida com mármore verde, rosa e branco, e que levou quase dois séculos para ser construída, é a principal e mais famosa construção da cidade, além de ser a quarta maior catedral do mundo em tamanho.

Notabilizada por sua monumental cúpula - obra do celebrado arquiteto renascentista Brunelleschi - e pelo campanário, de Giotto, é uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana, considerada de fundamenal importância para a História da Arquitetura, registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV. O Batistero - Batistério de São João – fica na Piazza del Duomo, Acredita-se que é o mais antigo prédio da cidade e é famoso por suas magníficas portas de bronze. Em seu interior estão obras primas de grandes gênios da arte renascentista, como Zuccari, Donatello, Uccello e Ghiberti. Destaque do museu: Estatuas de São João e Dontalello. "Madona dos olhos de vidro" de Arnolfo e "Pieta" de Michelangelo

 

 

Ponte Vecchio(Velha Ponte) - Ponte em arco medieval sob o rio Arno, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro.

Santa Croce - Esta igreja abriga 276 sepulturas de nomes importais das artes como Michelangelo, Ghiberti, Machiavelli, Dante, Galileo e muitos outros. A própria igreja tem suas capelas projetadas por Giotto, Della Robbia e Brunelleschi.

Piazza della Signoria é a coração de Florença. Nesta praça acontecem os eventos mais importantes da cidade. Ela está cercada por um grupo magnífico de esculturas, onde destacam-se o Perseu de Cellini e o Rapto das Sabinas, de Giambologna. Em ocasiões especiais, ela serve também de cenário para comemorações históricas

Palazzo Vecchio - (palacio velho) é um palácio de Florença, localizado na Praça da Senhoria (Piazza della Signoria) e sede do município.

Visite também a Piazza San Lorenzo. Nela está a Basílica de San Lorenzo, obra de Brunelleschi de 1425, muito utilizada pelos Médici. A família Medici forneceu os mais influentes governantes da cidade, e seu nome está intimamente ligado à história de Florença. Na San Lorenzo estão sepultados vários de seus membros, entre púlpitos de bronze de autoria de Donatello e esculturas de Michelangelo.

 


OUTROS PONTOS DE DESTAQUE:

Convento di San Marco - Museu com o obras de Fra Angelico

Bargello – Segundo museu mais imporante de Florença. Oferece uma coleção de artes e escultaras, com destaque Sala de Michelangelo (Baco, Brutus e Madona e o Menino).Davi de Donatello etc.

Palazzo Pitti - Construção Brunelleschi, determinação de Pitti a superar a familia Medici na riqueza e poder. Mais tarde os Medici compraram o palácio, pois os custos levaram os Pitti a falencia. Destaque para as obras de Botticelli, Ticiano, Perugino, Tintoretto, Gentileschi.

A Grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore, Templo Principal, é considerada uma das mais belas da Europa.

Outras igrejas são: a Igreja de Todos os Santos, com afrescos de Botticeli e Ghirlandaio, Santa Maria Novella, onde está a Trindade de Masaccio, e Igreja do Espírito Santo, uma das últimas obras de Brunelleschi, e onde se encontra a Madonna de Filippino Lippi.

Mercato Centrale - No centro do mercado de rua de San Lorenzo fica o mais movimentado mercado da cidade.