THE TRAVELLERS S/A


Strasbourg

Patrimônio cultural da humanidade, na lista da Unesco desde 1988.

É um lugar francês com um toque alemão, situado no leste da França, envolvido por um afluente do rio Reno.

A cidade foi fundada pelos romanos em 12 a.C. No século 17, foi conquistada por Luís XIV. Em 1870, foi ocupada pela Alemanha que manteve o controle da cidade até a Primeira Guerra Mundial. Antiga capital da Alsácia e atual sede do Conselho da Europa e lar do Parlamento Europeu (foto abaixo). Sua localização é estratégica, próxima da fronteira com a Alemanha e perto da Suíça, a cidade é atravessada pelo rio Ill, afluente do Reno, que se divide para formar cinco braços no centro da cidade (no setor da Petite France).

Patrimônio cultural da humanidade, na lista da Unesco desde 1988. Suas construções lembram um cenário, com flores nas janelas, praças bem cuidadas e edifícios cheios de detalhes, com quadriculados nas fachadas, que dão um aspecto de bolos ou doces confeitados. O melhor a fazer na cidade é caminhar e se perder pela cidade. A cidade é plana e andar por suas ruas estreitas ou largas ou por seus canais é muito fácil constituindo uma viagem no tempo.

Só assim você encontrará lugares fascinantes e inusitados para fotografar e conhecer. Lojas sofisticadas e de grifes, pâtisseries e chocolaterias, é um convite ao consumo com bom gosto.

A área com os canais é conhecida como Petit France. Aí encontramos uma série de atrativos turísticos, como catedral de Notre Dame, o Palais de L'Europe e  o Relógio Astronômico do século XVI que funciona até hoje, o Palais de Rohan, as pitorescas Pontes Cobertas, a Maison Kammerzell e o Museu Alsaciano. 

Estrasburgo é conhecida como uma das capitais da Europa por abrigar inúmeras instituições européias como o Parlamento Europeu, a corte Européia dos Direitos Humanos e o Conselho da Europa. Ela é candidata ao título de Capital Européia da cultura em 2013. Esse título é outorgado com o objetivo de promover uma cidade da Europa, por um período de um ano, para que ela mostre sua vida e desenvolvimento cultural, ampliando o conhecimento entre as cidades da União Européia.

Catedral Notre Dame de Estrasburgo

O ponto alto da cidade é sua magnífica catedral gótica que começou a ser erguida no século 12 e é uma das maiores construções do mundo cristão e uma das estruturas góticas mais harmoniosas que se conservaram da Idade Média. Quando concluída em 1.439 tornou-se o edifico mais alto do mundo com sua torre rendilhada atingindo 142m de altura e ainda hoje é a mais alta das construções medievais.

Outros destaques são os vitrais de suas janelas, alguns deles do século 12 e o relógio astronômico do século 16, todos os dias precisamente às 12h31 as macabras figuras alegóricas co que ele é ornamentado dão início ao desfile que representa a Paizão de Cristo.

La Petite France - É o bairro mais turístico de Strasburgo, onde está o centro histórico. Antigamente, era por lá que os pescadores moravam. Hoje, o cenário conta com incríveis casas de madeira (aquelas em estilo alemão) erguidas entre os séculos 16 e 17. Um passeio essencial.

Grand Ilê - Essa conhecida região de Strasburgo abriga o centro histórico considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. A dica por lá é passear sem rumo pelas ruas estreitas, especialmente as perto da catedral, como a Rua Du Sanglier. Atente também para o antigo prédio do Chambre de Commerce et d'Industrie. No restante do tempo, aprecie os jardins e entre nas lojas de produtos típicos.

Place Kléber -  Gostoso local para um passeio.

Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Strasbourg - Um prédio novo (1998) que contrasta com o resto da cidade e expõe obras de Monet, Picasso, Kandinsky e muitos outros, além de artistas locais e de dois trabalhos do brasileiro Cildo Meireles. (fechado às segundas e aberto até às 19h nos outros dias ou 21h às quintas).

Place Saint-Thomas - A Igreja protestante é outro belo exemplo gótico da Alsácia. O espaço também abriga um belo mausoléu todo adornado em estilo barroco.

Place de la République - É onde acontece a vida do popular Bairro Alemão. A praça, concluída em 1918, é tão ampla que mais parece um parque. Visite o local em um dia de sol e, além de apreciar os belos monumentos instalados ali, faça um piquenique e se sinta como um morador. Aproveite também para entrar nas inúmeras lojinhas interessantes da região.

Parlamento Europeu – a cidade é sede do Parlamento Europeu, e o prédio construído na cidade para abrigá-lo é usado apenas 12 vezes por ano. O local é aberto a visitação somente nos dias em que há debates. Onde: Rue Lucien Fèbvre, Contades Quarter

Palais Rohan - O majestoso palácio foi construído entre os anos de 1732 e 1742 e serviu de residência dos bispos da cidade. No porão do prédio funciona hoje o Musée Archéologique, com peças que datam do período Paleolítico. No andar térreo está o Musée des Arts Décoratifs, onde estão ambientes decorados com o rico estilo usado no século 18. Onde: place du Château, Grande Île, 67000


Se Paris é a terra dos cafés, Strasbourg certamente é a terra dos restaurantes. 

No pequeno centro histórico e na Petite France, locais cortados por canais e cheio de jardineiras floridas ao longo das diversas pontes, os restaurantes se multiplicam e revelam a alma gastronômica da região. A culinária é pesada, mesmo para quem está acostumado com a feijoada, e sofre grande influência da cozinha alemã, com pratos típicos à base de batatas, salsichas, carnes variadas, queijos e cremes. Aliás, a cultura germânica está por toda a parte, pois Strasbourg já pertenceu à Alemanha em diversos momentos históricos. Essa ‘dupla nacionalidade’ é percebida em cada esquina,  as placas indicativas das ruas são bilíngues e o idioma alemão é ouvido aqui e ali.

A cidade é famosa pelo seu choucroute – iguaria de simplicidade camponesa, feita de chucrute, salsichas variadas, bacon, carne de porco e batatas.

 

Maison Kammerzell – segundo ponto mais visitado na praça depois da catedral. Uma casa de madeira ricamente trabalhada que pretendeu a um comerciante no século 16, funciona hoje como restaurante. Tem aparência de um lugar típico de turistas apesar disso os habitantes da cidade garantem que seu chouchute à l’alsacienne est formidable.

Onde: Place de la Cathédrale, 16 – Tel (33) 3-88-32-42-14. Quanto: jantar com 3 pratos de chucrute em torno de US$35.

 

La Cloche à Fromage - rue des Tonneliers (para degustar queijos)