THE TRAVELLERS S/A


Dubai 

Dubai, no Oriente Médio, tornou-se famosa rapidamente por ter grandes prédios, como o inconfundível hotel em forma de veleiro Burj Al Arab e pelas ilhas artificiais em forma de palmeira.

É um oásis planejado para estarrecer os visitantes. Meca do consumo no Oriente Médio. É uma Cidade-estado, com tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer.

O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, a orla do golfo Pérsico ganha milionárias ilhas artificiais, o centro tem uma das torres mais altas do mundo e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.

Dubai converteu-se recentemente no pólo turístico mais vistoso e futurista da ancestral cultura islâmica.

A maior parte da população de 1,5 milhão de habitantes é estrangeira, o que torna o inglês um idioma corrente, junto da língua árabe oficial. A imigração em massa de indianos e paquistaneses para os canteiros de obras que erguem a Dubai do futuro rendeu uma estatística curiosa: as mulheres são apenas 25% das moradoras. Mas elas chamam a atenção dos ocidentais, sempre vestidas com longas roupas pretas (as abbayas) quando saem de casa, como mandam os costumes nos Emirados Árabes Unidos.

A Enseada ou canal divide Dubai em duas áreas – Bur Dubai (lado de Dubai) e Deira. È bacana fazer um passeio pelo Dubai Creek, pode utilizar os Abras que é um táxi na água.

Bur Dubai (lado de Dubai) - O ponto de referência deste lado da enseada é o complexo das Emirates Towers de 57 andares, que contém um hotel, escritórios, um shopping e é adjacente ao Dubai World Trade Centre Exhibition Halls. A poucos metros dali, pode-se ir a pé, está Satwa, que hospeda butiques e lojas de fast food e Karama, lugar para um incrível “tour” de designers.

Deira - Ao longo do lado da Enseada em Deira há muitos bancos, Dubai Municipality, a Câmara de Comércio, e hotéis incluindo o Inter-Continental, o Carlton e o Sheraton. É um excelente passeio a pé para quem quer descobrir a verdadeira Dubai. Se tiver pouco tempo concentre-se na área cercada pela Enseada, do Banco Internacional cruzando o Hyatt Regency Hotel. Essa é a área dos souqs de peixe, frutas, sedas, especiarias, bordados e ouro e possibilitam conhecer a tradicional maneira de viver dos árabes.

Mesquita Jumeirah – A cidade tem muitas mesquitas e a maior e uma das mais bonitas é a Mesquita Jumeirah, que é um espetacular exemplo da moderna arquitetura islâmica e uma das vistas mais fotografadas de Dubai. É um atrativo único, principalmente à noite quando sua iluminação sutil traz sua arte em relevo. Não muçulmanos não são normalmente permitidos no seu interior, a não ser com as visitas organizadas pela Mihammed Centre for Cultural Understanding. A mesquida fica no final da Jumeirah Beach Road. É preciso vestir roupas modestas (nada de shorts) e mulheres devem usar um lenço na cabeça. Tanto homens quanto mulheres devem retirar os sapatos antes de entrar.

Forte Fahidi Prédio imponente que aloja o Museu de Dubai, construído em 1787. Uma área subterrânea traz a história viva de Dubai com vistas, sons e cheiros. O Forte fica aberto das 7h30 às 14 horas e de 15 às 21 horas, abrindo somente nas segundas, quintas e sextas. Um excelente passeio!

Hotel Atlantis Dubai - fica na primeira palmeira, ilha artificial. Limita a cidade perdida de Atlantis, perdida sobre as águas, o hall é um aquário gigante cheio de peixes, tubarões etc. Dentro do hotel tem um parque aquático e um cassino. Uma boa opção é o day pass do hotel. 

Burj Al Arab – Torre Árabe - Hotel com forma de vela do tradicional dhow (navio árabe). Hotel mais alto do mundo que se tornou ícone de Dubai, é um oásis de frescor inacreditavelmente luxuoso e dá a impressão de estar no que há de melhor no mundo. O saguão do átrio é o mais alto do mundo com 180m, mármores raros e multicoloridos embelezam o hotel além de um sofisticado submarino que conduz ao restaurante de frutos do mar com paredes de vidro submerso no golfo.

Rali no Deserto - Passeio tradicional que começa à tarde num jipe rumo ao deserto para um rali na areia. Depois há um jantar num acampamento montado no meio do deserto onde você poderá andar a camelo, experimentar narguilé e a comida típica árabe.


 

Shopping Centers - Todos os shoppings são muito bacanas e vale muito a pena conhecer, além do mais os preços são excelentes. Existem uns 20 shoppings imensos na cidade, todos no estilo chic xeque. Vale percorrer!

Mall of the Emirates - Um shopping enorme com aproximadamente 400 lojas, o que não falta por lá é atração e diversão, e a maior delas com certeza é Ski Dubai, a pista de esqui com neve artificial onde a temperatura está sempre beirando os 4 graus negativos.  

Deira City Centre (tel. 971 4 295 1010), de fácil acesso, tem 240 lojas - entre elas, Tiffany, Bally e Burberry. Nada comparável, porém, à suntuosidade do Emirates Towers. 

Burjuman (tel. 971 4 352 0222), que oferece muitos produtos eletrônicos e grifes como DKNY, Calvin Klein, Kenzo, La Perla, Agnes B, Christian Lacroix, Dior e Escada, entre outras. É conhecido e apreciado por ser um local calmo e chique, além das lojas lá você também encontra alguns cafés requintados para descansar entre uma compra e outra. 

Emirate Towers Shopping Boulevard (tel. 971 4 330 0111), onde está a concept store Villa Moda, do xeque kuwaitiano Majed Al Sabah. De Armani a Stella McCartney, de Balenciaga a Prada, o top do top está lá. O Mazaya Centreem chadores. Ficar um tempo observando a movimentação em torno das vitrines, que exibem opções do traje para senhoras casadas, jovens solteiras ou meninas, é uma experiência sociológica única. (tel. 971 4 343 1092) não tem grandes grifes como atrativo, mas vale a visita para conhecer a loja Al Shayla & Al Abaya, especializada

Wafi Shopping Center - de uma beleza incrível, apresenta as paredes decoradas com desenhos egípcios. 

Souk Madinat Jumeirah -  shopping miniatura com algumas lojinhas vendendo artesanato local, ouro, pinturas, pashiminas... O legal é que mantêm a arquitetura antiga e está ao lado do Bur al arab então você vê claramente o contraste entre o antigo e o moderno. Lá também tem vários restaurantes com vista para o Bur al arab que a noite muda de cor a cada 30 segundos, então vale a pena ir de tardinha...

 

Mercados - Não deixe de visitar os souks (mercados tradicionais). Alguns dos mais famosos são o mercado de jóias Old Gold Souk e o Spice Souk (especiarias), ambos no bairro de Deira. Também vale a pena sair de Dubai e ir até um emirado vizinho, Ajman, para comprar colares, pulseiras e anéis beduínos, com design tradicional feitos a mão são acessórios de rara beleza.

Gold Souk - O mais surpreendente souq em Deira é o Gold Souq (Mercado do Ouro). Tudo que resplandece realmente é ouro e não há nenhuma necessidade segurança especial. O ouro, em 18, 22 ou 24 quilates é vendido pelo peso, de acordo com as taxas diárias, e o preço incluirá uma taxa de manufatura e esta é a única parte do preço que você pode pechinchar. Muitas lojas confeccionam ao gosto étnico particular, mas se você procurar, encontrará artigos dos mais variados modelos e se quiser fazer uma encomenda entregam em 1 semana.O preço é bem em conta...vale a pena conferir. Onde: Rua Sikkat Al-Khail, perto do Suq Deira

Spice Souk ou mercado das especiarias - um show de cores, odores e sabores. Vizinho do Gold Souk, ele reúne uma infinidade de cheiros e aromas de todo o mundo, colorido e simpático é impossível não sair de lá levando alguma coisa.