THE TRAVELLERS S/A


Templo de Karnak

Compexo onde fica o Templo de Amon, consagrado ao rei dos deuses. Construído ao longo de 1.500 anos é uma das maiores realizações arquitetônicas da humanidade, sua construção teve início modestamente na 11ª Dinastia, mas diversos faraós fizeram acréscimos a fim de deixar sua marca no templo mais importante do país.

No meio do assombroso Salão Hipóstilo de 5.600m², cujas 134 colunas tem diâmetro de 10m e atingem 24m de altura, torna-se evidente que a Basílica de São Pedro (Roma) e a Catedral de São Paulo (Londres) poderiam tranquilamente caber nos 40ha desse templo e sobraria espaço para 8 edifícios de igual tamanho. Maior santuário religioso da Antiguidade, Karnak é ligado por uma esplanada de mais de 3km de extensão ás margens do Nilo (nos velhos tempos ladeada de esfinges) ao Templo de Luxor, seu santuário-irmão localizado mais ao sul.

 Vale dos Reis e Vale das Rainhas

O vale dos reis era a necrópole dos faraós do Império Novo. A partir de Tutmosis I (1500 a.C) os faraós passaram a escavar os túmulos profundamente nas montanhas de Tebas, na esperança de impedir que ladrões roubassem seus inestimáveis pertences que eram enterrados junto com eles. Os corredores e câmaras mortuários são magnificamente ornamentados e decorados com pinturas rituais e relatos simbólicos da jornada para a vida após a morte.

Entre as muitas tumbas reais escavadas no vale dos Reis,somente a de Tutankamon foi encontrada intacta. Ao visitante resta especular, com tristeza, a respeito de tudo o que deve ter desaparecido com as pilhagens dos túmulos dos faraós mais poderosos, como Ramsés II, mas as imagens incrustada nas paredes dos túmulos vale a visita, são realmente impressionantes.

A tumba de sete câmaras de Neferari, mulher de Ramsés fica no vale das Rainhas e é tida por historiadores da arte como uma das mais requintadas– uma vívida e delicadamente trabalhada prova do amor do faraó à sua esposa favorita entre as 40 que possuía. Infelizmente quando estive no Egito esta não estava aberta a visitação.

Dica The Travellers S/A:

Recomendamos visitar 4 tumbas não mais do que isso pois pode ficar cansativo, além de tumbas com muita escadaria o calor é de matar então não se esqueça de levar uma garrafa de água mineral.

Colosso de Memnon

São suas estátuas de Amenófis III com 18 metros de altura, consideradas as maiores esculturas do Egito.  As estatuas protegiam o templo do faraó que foi completamente destruído.

    

Templo de Luxor

Templo que fica no centro de Luxor consagrado à triade de deuses tebanos - Amon, Mut e Khonsu. Ao obra foi em grande parte teminada por Amenófis III, da 18ª Dinastia, mas ganhou acréscimos no reinado de Ramsés II, da 19ª Dinastia e tambem por Alexandre o Grande a ainda no século 13 foi erguida a Mesquita de Abu al-Haggag que continua intacta.