THE TRAVELLERS S/A


Jericoacoara

Localizada a 300 Km de Fortaleza, Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um santuário ecológico. Foi considerada uma das 10 mais belas praias do mundo pelo jornal Washington Post. Em 1984 tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), conservando praticamente intocada sua beleza natural. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da costa litorânea nessa antiga aldeia de pescadores. A partir de 2002 Jericoacoara virou Parque Nacional!

Atrativos Naturais

Pôr-do-Sol na duna: a oeste da vila de pescadores, há uma grande duna, esse é o local mais procurado para se ver o inesquecível pôr-do-sol em Jeri. Fica ao lado da Praia das Canoas. No período de lua cheia, o espetáculo fica ainda mais bonito, com o sol de um lado e a lua prateada do outro.

Imperdível. Vale a pena a eventual dificuldade em subir a duna, pois Jeri é um dos poucos lugares do Brasil onde o sol se esconde no mar, proporcionando um espetáculo fantástico.
É o ponto de encontro no cair da tarde. Um show de beleza ímpar, que também tem como cenário a paisagem dos arredores da vila.
Na duna também se pratica o sandboard. O esportista desce o íngreme paredão se equilibrando nas pranchas, em pé ou sentado.

Serrote: uma pequena serra com 98 metros de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo antes da arrebentação do mar. Visto de alto mar, tem-se a impressão de que ele tem o formato de um jacaré deitado.

O Serrote é o monte mais alto da região de Jericoacoara e também funciona como barreira que impede que as areias em movimento alcancem e cubram a vila. Constítuido de quartzito, durante muitos anos forneceu pedras para construção das casas da vila. Com a criação da APA de Jericoacoara, ficou proibida a extração de qualquer elemento do Serrote, assim como a circulação de carros e bugues por sua extensão. No pé do Serrote está a Pedra Furada, e no topo fica o Farol de Jericoacoara, inaugurado em 1952. O Farol é o melhor lugar para ver nascer e cair o sol, porque oferece a melhor vista para o mar leste.

Farol: é bastante moderno para o padrão de Jericoacoara. É um excelente lugar para ver a lua e o sol nascerem. Alimentado por energia solar, dispensa qualquer operador, lá tudo é feito automaticamente.

Pedra Furada: é o ícone de Jericoacoara. Está localizado na região rochosa de Jericoacoara chamada de Serrote (quase 2km de extensão). Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco, esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Na maré baixa o acesso ao local é um passeio pela praia (cerca de 30 minutos). No percurso até ela, belíssimas paisagens de praias, grutas, "poço da princesa", pedras de formatos de tartaruga e jacaré, além de muita "estória".

Muito bom ir de manhã para a Pedra Furada porque a maré está baixa e pode-se observar vários aquários naturais.

 

Lagoas Azul e do Paraíso:

Águas transparentes com várias tonalidades de azul e verde permitem que o banhista observe o fundo. A principal é a Lagoa de Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, e Lagoa do Paraiso. A lagoa fica a cerca de 30 minutos de Jeri e é acessível por bugue ou jardineira. Precisa chover muito para que as depressões de água doce nas lagoas possam exibir o seu esplendor muito parecido com as águas do Caribe.

 

Lagoa Azul: lagoa de água doce cristalina cercada por vegetação nativa, chamada de "Caribe Nordestino".

Lagoa do Paraíso: localiza-se na sede do município Jijoca. São 15km² de água doce e transparente, cercada por enormes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo em suas águas. A estrutura da Lagoa do Paraíso possue ótimas pousadas e excelentes restaurantes, além do hospede fazer passeios de Caiaque e praticar o Windsurf e Kitesurf.

 

Mangue Seco: é um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio às dunas margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar.

 

Nova Tatajuba: localiza-se a 25km da vila, seguindo pelo litoral oeste, já no município vizinho de Camocim. É um pequeno povoado, ainda primitivo. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga foi soterrada pelas dunas.

Tatajuba é um vilarejo de pescadores primitivo, distante 25 km de Jericoacoara, e faz parte da Área de Proteção Ambiental (Parque Nacional) de Jeri. O vilarejo foi encoberto pela ação das dunas, e reconstruído pelos pescadores na outra margem do rio. É por isso que alguns a consideram como Nova Tatajuba. Para chegar nesta praia a melhor opção é contratar um buggy que lhe proporcionará um verdadeiro rally pelas dunas, lagunas, praias e manguezais. O passeio tem duração de cinco horas, cruzando a praia de Mangue Seco e atravessando o rio Guriú em balsas improvisadas. Nova Tatajuba talvez representa o que Jericoacoara era 20 anos atras. O vento é o grande artista desse paraíso, dando novos contornos à paisagem a cada instante, onde a contemplação da natureza é o maior prazer.

Barra do Rio Guriú: Guriú é uma pequena comunidade de pescadores localiza-se a 10km de distância da vila, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. Ele determina o limite oeste do Parque Nacional de Jericoacoara. Aqui é possível alugar uma jangada rústica, areia e passando por enormes formações em toda a foz do rio. Ao final do passeio, os visitantes param em um pequeno bar rústico para alguns deliciosos lanches pelo litoral.

Praia da Malhada: é a melhor praia para os banhistas e localiza-se a leste da enseada. É muito procurada para a prática do surf.

Praia do Preá: localizada a leste do Parque Nacional, esta vila de pescadores é uma das portas de entrada de Jericoacoara, distante 17km de lá. Aqui a pesca é abundante e a cozinha de peixes, camarões e lagostas é uma das melhores do Ceará. Perfeita para a prática de kitesurf.

È uma autêntica vila de pescadores, com uma pequena comunidade que mantém o lugar preservado no tempo e ainda vive da captura diária de peixes, camarão e lagosta. O povoado é bem típico porque tem pouca influência turística. A Praia do Preá está começando a desenvolver-se e já possui vários bons hotéis e pousadas localizados na mesma praia, todos construidos com um estilo diferente e agradável. Preá é conhecida sobre tudo para ter fortes ventos, oferecendo assim condições ideais para a pratica do Kitesurf.